quinta-feira, 10 de abril de 2014

LED ZEPPELIN-TRAJETÓRIA DA BANDA

                   

LED ZEPPELIN
                           

                                                                       
Ex-integrantes
Jimmy Page
John Paul Jones
Robert Plant
John Bonham
"Maior banda do mundo": 1971-75

Led Zeppelin foi uma banda britânica de rock, formada em Londres em setembro de 1968. A banda consistia no guitarrista Jimmy Page, o vocalista Robert Plant, o baixista e tecladista John Paul Jones e o baterista John Bonham. Com o seu som pesado de guitarra, e o som de blues rock de seus dois primeiros álbuns, o Led Zeppelin é frequentemente reconhecido como um dos progenitores do hard rock e heavy metal. O estilo único da banda criou uma grande variedade de influências, e eles são amplamente considerados um dos grupos de rock de maior sucesso, inovação e influência na história.
Depois de mudar seu nome de New Yardbirds, o Led Zeppelin assinou um acordo favorável com a Atlantic Records, que ofereceu-lhes uma considerável liberdade artística. O grupo não gostava de lançar suas canções como singles, pois eles viam os seus álbuns como indivisíveis e uma completa experiência de escuta. Embora inicialmente impopular com os críticos, o grupo conseguiu um impacto comercial significativo nas vendas de Led Zeppelin, Led Zeppelin II, Led Zeppelin III, o seu quarto álbum sem título, Houses of the Holy, e Physical Graffiti. Seu quarto álbum, que apresenta a faixa "Stairway to Heaven", está entre as obras mais populares e influentes do rock, e ajudou a cimentar a popularidade do grupo.
Álbuns posteriores do grupo visaram uma experimentação maior e foram acompanhados por extensos recordes e concertos que renderam à banda uma reputação pelos seus excessos e sua devassidão. Apesar de terem permanecido bem sucedidos comercialmente e criticamente, a sua produção e agenda de shows foram limitadas no final de 1970, e o grupo se desfez após a morte repentina de Bonham em 1980. Desde então, ao decorrer das décadas, os membros sobreviventes esporadicamente colaboraram e participaram de raras reuniões juntos. O mais bem sucedido deles foi em 2007 no Ahmet Ertegun Tribute Concert, em Londres, com Jason Bonham no lugar de seu falecido pai, na bateria.
Led Zeppelin é amplamente considerado como um dos grupos de rock mais bem sucedidos, inovadores e influentes da história. Eles são um dos artistas que mais venderam na história da música, várias fontes estimam recordes de vendas do grupo entre 800 a 950 milhões de unidades em todo o mundo. Com 111,5 milhões de unidades certificadas pela RIAA, eles são a segunda banda de maior recorde de vendas de discos nos Estados Unidos. Cada um de seus nove álbuns de estúdio foram colocados no Billboard Top 10 e seis deles atingiram o número um.3 A revista Rolling Stone descreveu como "a banda mais pesada de todos os tempos", "a maior banda dos anos 70" e "sem dúvida, uma das bandas mais marcantes da história do rock". Eles foram introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame em 1995, sua biografia no museu demonstra que a banda era "tão influente na década dos anos 1970, como os Beatles na década anterior".
Na década de 1970, o Led Zeppelin atingiu novos patamares de sucesso comercial e de crítica de um dos grupos mais influentes da época, superando suas conquistas anteriores. A imagem da banda também mudou como os membros começaram a usar elaboradas roupas extravagantes. O Led Zeppelin começou a viajar em um avião a jato privado (apelidado de Starship), alugando seções inteiras de hotéis (incluindo a
Continental Hyatt House, em Los Angeles, conhecido popularmente como o "Riot House"), e tornou-se o assunto frequente de repetidas histórias de devassidão. Um deles envolveu John Bonham dirigindo uma motocicleta em um piso alugado do Riot House, enquanto a outra envolvia a destruição de um quarto no Tokyo Hilton, levando o grupo a ser banido do estabelecimento para a resto da vida. Embora o Led Zeppelin desenvolveu uma reputação de destruidores de suas suítes de hotel e jogando aparelhos de televisão para fora das janelas, alguns sugerem que estes contos têm sido exagerados. O jornalista musical Chris Welch argumenta que "as viagens [do Led Zeppelin] geraram muitas histórias, mas era um mito de que [eles] estavam constantemente envolvidos em atos de destruição arbitrária e comportamentos lascivos"
Morte de Bonham e o fim: 1978-1980
John Henry Bonham (Redditch, 31 de maio de 1948 — Clewer, 25 de setembro de 1980) foi um baterista, inglês membro da banda de rock, heavy metal e hard rock Led Zeppelin, grupo de sucesso formado em 1968 pelo guitarrista Jimmy Page, junto ao vocalista Robert Plant e ao baixista e tecladista John Paul Jones. Bonham era estimado por sua velocidade, potência, e o seu pé direito rápido, sons característicos, e seu "sentir" para a música Groove. Ele é amplamente considerado o maior baterista da história do Rock. Mais de 30 anos após sua morte, Bonham continua a angariar prêmios e elogios, incluindo uma lista dos leitores da Rolling Stone em 2011 e Gibson colocando-o em primeiro lugar da lista como "os melhores bateristas de todos os tempos"
Após a morte de John Bonham (foto de 1975) em 25 de Setembro de 1980, os membros remanescentes do Led Zeppelin decidiram dissolver o grupo.
Em novembro de 1978 o grupo gravou na Polar Studios em Estocolmo, na Suécia. O álbum resultante, In Through the Out Door, exibiu a experimentação sonora que novamente chamou reações mistas dos críticos. No entanto, o álbum alcançou o número um no Reino Unido e os Estados Unidos em apenas uma semana o seu segundo no Billboard album chart. Com o lançamento deste álbum, o catálogo inteiro do Led Zeppelin voltou ao Billboard Top 200 nas semanas de 27 de outubro e 3 de novembro de 1979.
Em agosto de 1979, depois de dois shows de aquecimento em Copenhague, Led Zeppelin anunciou dois concertos no Festival de Música de Knebworth, tocando para cerca de 104 mil pessoas na primeira noite. Uma breve e discreta turnê européia foi realizada entre Junho e Julho de 1980, com um conjunto despojado sem os longos e habituais e solos e congestionamentos. Em 27 de junho, em um show em Nuremberg, na Alemanha, o concerto veio a uma parada abrupta no meio da terceira música, quando Bonham teve um colapso no palco e foi levado às pressas para o hospital. A especulação na imprensa sugeriu que seu colapso tivesse sido o resultado de consumo excessivo de álcool e uso de drogas, mas a banda afirmou que ele simplesmente comeu demais.
A turnê norte-americana, o primeiro da banda desde 1977, foi programada para iniciar em 17 de outubro. Em 24 de setembro de 1980, Bonham foi pego pelo assistente do Led Zeppelin, Rex King para assistir aos ensaios no Bray Studios. Durante a viagem Bonham pediu para parar para o café da manhã, onde ele bebeu quatro vodkas quádruplas (450 ml) com um pedaço de presunto. Depois de dar uma mordida no pedaço de presunto, ele disse ao seu assistente, "Café da manhã". Ele continuou a beber muito quando ele chegou ao estúdio. Os ensaios foram interrompidos na tarde daquela noite, e a banda se retirou para a casa de Page — a Old Mill House em Clewer, Windsor. Depois da meia noite, Bonham, que tinha adormecido, foi levado para a cama e o colocou em seu lado. Às 1:45 do dia seguinte Benji LeFevre (gerente da nova turnê do Led Zeppelin) e John Paul Jones encontraram Bonham morto. A causa da morte foi asfixia de vômito; uma autópsia não encontrou outras drogas em seu corpo.
Bonham foi cremado em 10 de outubro de 1980, e suas cinzas foram enterradas na igreja paroquial de Rushock em Droitwich, Worcestershire. O veredito de morte acidental foi devolvido a um inquérito realizado em 27 de outubro.
A planejada turnê norte-americana foi cancelada, e apesar de rumores de que Cozy Powell, Carmine Appice, Barriemore Barlow, Simon Kirke ou Bev Bevan iriam se juntar ao grupo como seu substituto, os membros restantes decidiram se dissolver. Um comunicado de imprensa em 4 de dezembro 1980 declarou que, "Queremos que se saiba que a perda de nosso querido amigo, e do profundo sentimento de harmonia indivisível sentida por nós mesmos e nosso empresário, nos levaram a decidir que não poderia continuar como eramos", e foi simplesmente assinado "Led Zeppelin".

                         
                                                                       





Nenhum comentário:

Postar um comentário